A VIDA DE JESUS - SEUS MILAGRES

em 13/02/2018





Jesus em sua trajetória aqui na terra, operou muitos milagres por onde passava, ajudando a muitas pessoas em estado de calamidade e miséria, pessoas que não viam mais esperança para sua vida e não enxergava nada além de desprezo da sociedade e a morte. Jesus ensinou as pessoas como ter uma vida de santidade e de atos bondosos, mas com os milagres levou esperança e deu vida a estas pessoas que na verdade estavam vegetando.

Hoje vamos conhecer os milagres que Jesus operou, milagres que somente ele poderia fazer, milagres que também era uma forma de provar que somente ele era o verdadeiro Filho de Deus na terra para que as pessoas cressem nele e o aceitasse como seu único e suficiente salvador e suas almas. Vamos relatar alguns milagres de Jesus aqui. Para ler o restante você encontra nos livros de Mateus, Marcos e Lucas. E no menu deste Blog você encontra uma Bíblia Online para ler estas lindas histórias.
 
 
JESUS CURA UM LEPROSO
 

Não se tem certeza se a lepra daquela época era o mesmo tipo daquela doença que conhecemos hoje. Caracterizava-se como uma doença degenerativa, debilitante e altamente infecciosa. Para os judeus a lepra também era sinal de maldição (Números 12:10-12). Mais uma vez, Jesus demonstrou sua singularidade ao tornar puro quem era impuro. Leia abaixo Mateus 8:1-4.


E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

 
 
JESUS CURA O SERVO DO CENTURIÃO ROMANO
 

Os centuriões eram oficiais militares romanos encarregados de 100 soldados, representando a autoridade do imperador. Normalmente seguiam a carreira militar. E este homem mesmo não sendo Judeu, demonstrou ter grande fé nas palavras de Jesus, e Jesus se admirou com isto a ponto de dizer: Nem em Israel achei tamanha fé como a deste homem (vs 10). E assim o seu soldado ficou curado. Leia abaixo Mateus 8:5-13.


5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

 
 
JESUS CURA A SOGRA DE PEDRO
 

Já ouvi uma piadinha de crente dizendo: Pedro negou Jesus três vezes porque ele havia curado a sua sogra (risos), que coisa feia não é mesmo? Esta entra na categoria de piadinha de sogras. Mas este não é a verdade e sabemos disto. Jesus demonstra a sua compaixão para com esta mulher que estava se ardendo em febre, provavelmente ela estava quase perto de uma convulsão por causa da alta temperatura de seu corpo febril. A Bíblia relata que Jesus apenas segurou em sua mão e a febre sumiu. Para quem está em leito e doente não é uma coisa agradável, e a cura que Jesus deu a esta mulher com certeza a encheu de gratidão pelo Mestre e louvores a Deus. Leia abaixo Mateus 8:14-15.


14 E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.
15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.
 
 
 
JESUS ACALMA A TEMPESTADE
 

Aqui Jesus provou para seus discípulos que pela fé você pode tudo, se apenas crer em Jesus e no seu poder. Seus discípulos estavam amedrontados com a tal tempestade violenta que estava quase levando ao naufrágio aqueles homens. Ao chamar Jesus para ajudar, Jesus ordenou que as águas se acalmassem e todos ficaram pasmos diante daquela cena e se questionaram: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (vs 27). Leia abaixo Mateus 8:23-27


23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
 
 
 
JESUS CURA A MULHER DO FLUXO DE SANGUE
 

Infelizmente para esta mulher tinha muitas coisas contra ela como: Ela era mulher, ela estava impura aos olhos dos judeus, a multidão dificultava sua aproximação em Jesus e ela estava fraca demais por causa desta hemorragia. Mesmo com toda esta dificuldade, ela usou o único recurso que ela tinha naquele momento - A SUA FÉ.
 
 
Ela se apertou, com muita dificuldade ela conseguiu tocar nas vestes de Jesus e Jesus sentiu que alguém havia lhe tocado de modo diferente porque Dele saiu virtude, poder e esta mulher recebeu a sua cura através da fé, do acreditar que a sua cura estava em Jesus. Um detalhe bastante importante é que ela foi a única mulher que Jesus a chamou de Filha. Jesus não apenas restaurou a sua saúde, mas também a sua vida social, agora ela podia interagir com as pessoas da sua sociedade. Leia abaixo a história desta mulher em Mateus 9:19-23.


19 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.
20 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;
21 Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.
22 E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

 
 
JESUS RESSUSCITA A FILHA DE JAIRO
 
 
A Bíblia relata que este foi um dos milagres que Jesus operou e que ficou famosa em toda aquela terra, porque as pessoas comentavam uma com as outras sobre o acontecido. Jesus trazer esta menina de volta a vida com certeza fez com que muitos cressem nele. Aqui Jesus mostra o seu poder sobre a morte. Leia abaixo Mateus 9:23-26.


23 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,
24 Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.
25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.
26 E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.

 
 
JESUS CURA DOIS CEGOS
 

Um dos fatos curiosos pra mim neste milagre é que Jesus pediu para que estes dois homens não contassem a ninguém sobre o ocorrido, mas como não falar para as pessoas sobre alguém que opera milagres e que ajuda quem necessita? Aqueles dois homens saíram felizes espalhando a notícia para todos que viam em sua frente.

 
A expressão usada "Jesus filho de Davi" era um modo popular de se dirigir a Jesus como o Messias. Jesus advertiu aos cegos que mantivessem silêncio sobre a cura, porque não queria ser conhecido apenas como alguém que fazia milagres. Jesus curava as enfermidades físicas e espirituais porque tinha compaixão do povo. Leia abaixo Mateus 9:27-31.


E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba. Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

 
 
JESUS MULTIPLICA PÃES E PEIXES
 

A Bíblia relata que Jesus procurou se isolar após saber da morte de João Batista (que nós já relatamos sua morte aqui nesta série antecipadamente para que pudéssemos focar mais em Jesus. Para ler Clique Aqui). Até Jesus as vezes precisava ficar um pouco sozinho para líder melhor com esta notícia horrível, mas Jesus não deixou que sua tristeza durasse por muito tempo; logo voltou às atividades ministeriais.

 
Jesus se preocupava com as pessoas e demonstrava sua compaixão por elas. Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar cinco mil homens sem contar as mulheres e as crianças. Embora o alimento não parecesse o bastante, nas mãos de Jesus, tornou-se mais do que suficiente. E depois que todos comeram, sobraram doze cestos cheios. Leia abaixo Mateus 14:13-21.


13 E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.
14 E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
15 E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. 16 Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
17 Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
18 E ele disse: Trazei-mos aqui.
19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
20 E comeram todos, e saciaram se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias. 21 E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.


Jesus demonstrava compaixão com as pessoas realizando milagres e curas em suas vidas, ele entrava em suas casas e em suas vidas quando elas deixavam - Jesus não é invasivo, ele é educado. Jesus sempre queria ver a fé daquelas pessoas e as tornava em realidade o que elas desejavam, necessitavam e acreditavam nisto.
 
 
Cada milagre tem sua particularidade, singularidade em momentos únicos e especiais. Ele levava cura exterior, interior, social, espiritual, físico e ainda levava salvação. Jesus não queria ser visto como uma "fonte de milagres", ele desejava que as pessoas aceitassem as suas palavras, seus ensinamentos e que tomassem de exemplo para si o estilo de vida que ele tinha e ensinava.
 
 
Jesus ainda realiza milagres até hoje, acordar, respirar, andar, comer, trabalhar, dormir, sorrir, chorar, se alegrar é um milagre, a vida é um milagre. Jesus também queria operar cura espiritual a um mundo enfermo por causa do pecado, por isto o maior milagre foi a vida que ele nos deu através de sua cruz.
 
 



VEJA TAMBÉM...

 
 



Por: No Teu Altar
Foto: Google
Fonte: bibliaonline.com.br e Bíblia de estudo da Mulher - Esta história se encontra no livro de Mateus e as passagens estão nos versículos citados no artigo.



 
 
 


Topo