A VIDA DE JESUS - SEUS AVISOS IMPORTANTES PARA A IGREJA

em 20/02/2018




Jesus ia por toda a parte fazendo o bem, ensinando, curando, libertando e fazendo sua missão aqui na Terra. A Bíblia registra muitos ensinamentos de Cristo, ensinamentos para nossa vida prática com Deus e com as pessoas que nos cercam. Estes ensinamentos era o que Jesus praticava e assim ensinava não só com palavras, mas com ações. Nestes ensinos ele nos dá alguns avisos importantes na qual devemos ter o devido cuidado para não perder a nossa salvação por causa de coisas que aos olhos humanos parecem nada, mas aos olhos de Deus é abominável. E hoje vamos aprender quais são estes avisos que Jesus deu a sua igreja.



AS SUAS ADMOESTAÇÕES


Em Mateus 10:16-23 Jesus dá avisos quanto de como proceder na vida, sendo prudentes como a serpente e simples como a pomba, pois Jesus estava enviando eles para estar no meio de pessoas que são como lobos impedido a pregação do evangelho de Cristo.

 
Aquele que deseja fazer a vontade de Deus deve se preparar para enfrentar oposições. Nós também podemos enfrentar essas hostilidades em nossa jornada com Cristo, devemos ser como os discípulos adotando uma atitude de prudência e sensatez. Não podemos nos comportar como fantoches ingênuos e nem ser convenientes com a mentira.

 
Viver uma vida para Deus muitas vezes acarreta perseguições, mas com elas temos a oportunidade de falar sobre as Boas Novas da Salvação. E Jesus nos dá uma alerta de ânimo no verso 22. Perseverar até o fim não é uma forma de alcançar a salvação, mas a evidência de que a pessoa está realmente comprometida com Jesus. A perseverança não é um meio de se alcançar a salvação, mas a consequência de uma vida de verdadeira devoção a Deus. Leia abaixo o texto bíblico.


16 Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.
17 "Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.
18 Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.
19 Mas, quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora, será dado o que dizer,
20 pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.
21 "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai, o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.
22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
23 Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.



SOBRE AS PERSEGUIÇÕES


Em Mateus 10:26-33 Jesus alerta sobre aqueles que chamam os bons de maus. Se Jesus que é perfeito, foi acusado de ser maligno, seus seguidores podem esperar que acusações semelhantes lhes sejam dirigidas. Mas aqueles que perseveram até o fim serão salvos.


Jesus diz que Deus sabe de tudo o que acontece, até mesmo aos pardais, e que para o Pai você é muito mais valioso que os pássaros. Mais a frente Jesus diz que ele não veio trazer o tipo de paz que ignora as profundas diferenças em favor de uma harmonia superficial. Podemos aguardar que um dia certamente todos os conflitos serão resolvidos.


Nossos compromissos com Deus deve ser mais importante que a nossa família e nossos amigos. Não que você tenha que esquecer deles, mas no momento de escolha, você deve sempre priorizar a Deus. Ele é mais importante que qualquer outra coisa ou pessoa por mais querida que ela seja na sua vida. Leia abaixo o texto bíblico.


25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!
26 "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido
27 O que eu digo a vocês na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.
28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.
29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.
30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.
31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
32 "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.
33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.



SOBRE AS DIFICULDADES


O compromisso do cristão pode separar amigos e entes queridos. Ao pronunciar estas palavras, Jesus não estava encorajando a desobediência aos pais nem conflitos no lar, apenas procurou mostrar que sua presença exige uma decisão e posicionamento.


Quando tomamos nossa cruz para seguir Jesus, nossos novos valores morais e alvos espirituais fatalmente vão separar-nos dos valores e interesses mundanos. Não negligencie sua família, mas lembre-se de que seu compromisso com Deus é ainda mais importante do que o que tem com ela. Deus deve ser a sua prioridade suprema.
 

Tomar a nossa cruz e seguir a Jesus significa estar disposto e identificar-se com Ele publicamente, experimentar oposições, sofrimento, e até a morte, por amor ao nome dEle. Leia o texto bíblico abaixo de Mateus 10:34-39.


34 "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35 Pois eu vim para fazer que "
'o homem fique contra seu pai,
a filha contra sua mãe,
a nora contra sua sogra;
36 os inimigos do homem serão os da sua própria família'.
37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.



A RECOMPENSA DO CRISTÃO FIEL


A intensidade de nosso amor a Deus pode ser avaliada pela maneira como tratamos nossos semelhantes. Entre os exemplos de atitudes que revelam amor e serviço desinteressado. Jesus citou  o ato de dar um copo de água fresca a uma criança sedenta, pois geralmente ela não poderá retribuir o favor.


Deus observa todas as boas ações que praticamos ou deixamos de praticar, como se Ele fosse beneficiado. Será que existe algo que você possa fazer por alguém hoje sem esperar retribuição? Embora possa parecer que ninguém vê, Deus levará em conta. Leia o texto bíblico abaixo de Mateus 10:40-42.


40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.
42 E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa".



AOS CANSADOS E SOBRECARREGADOS



Jesus é a medida de todas as coisas. As pessoas devem "vir" e "tomar" sobre si o seu jugo, e ele lhes dará descanso. Uma pessoa que trabalha está lutando, e aquele cujo fardo é pesado está sobrecarregado. O jugo ou canga era um arreio duplo em que se colocava animais. Com frequência, um dos lados era maior e destinado a um animal mais forte e mais experiente.


O lado menor era usado por um animal em treinamento. O jugo de Jesus implica, claramente, que, mesmo que os indivíduos estejam livres da lei, não podem fazer as suas próprias regras. Ao invés disso, devem estar sujeitos a ele, vivendo a vida ao modo como ele deseja.


Uma pessoa pode estar carregando um pesado jugo de pecados, excessivas exigências dos líderes religiosos, opressão e perseguição, mas Jesus liberta as pessoas de todas essas cargas. O alívio que ele promete é o amor, a cura e a paz com Deus, e não o fim de toda labuta. O relacionamento com Deus mudará o trabalho enfadonho e sem sentido, transformando-o em objetiva produtividade espiritual. Leia o texto bíblico abaixo de Mateus 11:28-30.


28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



A ÁRVORE E SEUS FRUTOS


 
Jesus nos lembra que aquilo que fazemos revela o que existe em nosso coração. Que tipo de palavras você profere? Elas são a indicação do que está em seu coração. Entretanto, você não pode resolver esse problema apenas eliminando as palavras torpes. É necessário permitir que o Espírito Santo encha sua mente com novas motivações e atitudes, então, seu coração ficará purificado. Leia o texto bíblico abaixo de Mateus 12:33-37.


33 "Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.
34 Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
35 O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más.
36 Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
37 Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados".



DEVEMOS LEVAR A NOSSA CRUZ


Quando Jesus usou a imagem de seus discípulos carregando uma cruz e seguindo-o, estes entenderam o que Jesus queria dizer. A crucificação era um método romano muito usado nas execuções; os condenados deveriam carregar sua cruz pelas ruas até o local designado para execução.


A possibilidade de perder a vida era tão real para os discípulos como para Jesus. No entanto a missão de ser um discípulo implica: Compromisso, dedicar toda nossa existência como garantia, para servi-lo. Ao tentarmos proteger nossa vida física da morte, da dor ou dos desconfortos, podemos nos arriscar a perder a vida eterna. Se dedicarmos nossa vida a servir a Cristo, descobrimos seu verdadeiro significado e propósito.


A maneira como vivermos esta breve existência determinará o nosso estado eterno. Procure analisar seu estilo de vida sob uma perspectiva eterna, e perceberá que seus valores e suas decisões se modificarão. Leia o texto bíblico abaixo em Mateus 16:24-28.


24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. 2
6 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.
28 Garanto a vocês que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino".



QUEM É MAIOR NO REINO DOS CÉUS?


Jesus usou uma criança para ajudar seus discípulos entenderem o assunto. Não devemos ser imaturos, como os discípulos fazendo perguntas sobre assuntos sem importância, mas ter a humildade e a sinceridade de um coração de criança. Será que estamos sendo imaturos ou infantis?


Os discípulos ficaram preocupados com a organização de um reino terreno, ao invés de procurar servir, queriam ocupar posições de prestígio. É muito fácil perdermos nossa perspectiva eterna se competirmos para alcançar promoções ou posições na igreja, mas é difícil nos identificar com as crianças, pessoas fracas e dependentes sem qualquer status ou influencia.


As crianças são crédulas por natureza. Por confiarem nos adultos, são facilmente levadas a confiar em Cristo. Devemos ser como crianças: Simples, humildes, puros, sem maldade, pecado e dependentes de Cristo. Leia o versículo abaixo em Mateus 18:1-5.


1 Naquele momento, os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?"
2 Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
3 e disse: "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
4 Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.
5 "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.



JESUS ALERTA CONTRA OS ESCÂNDALOS




Deus diz que os pais e os demais adultos são responsáveis pela influência que eles exercem sobre elas; Jesus advertiu que se alguém afastar os pequeninos da fé receberá castigo severo. Os líderes devem ajudar os jovens, ou os novos crentes a evitar qualquer coisa ou pessoa que possa faze-lo tropeçar na fé e leva-los ao pecado.


Nunca os líderes devem descuidar da educação espiritual ou da proteção para com aqueles que são jovens em idade ou na fé. Devemos remover as pedras de tropeços que nos fazem pecar. Isto significa que qualquer pessoa, programa ou ensino que seja uma ameaça ao crescimento espiritual do Corpo deve ser eliminado.


Jesus disse que é melhor ir para o céu faltando uma mão do que ir para o inferno com as duas. O pecado afeta mais do que nossas mãos, ele abala nossas mentes e nosso coração. Leia o versículo abaixo em Mateus 18:6-9.


6 Mas, se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.
7 "Ai do mundo, por causa das coisas que fazem cair no pecado! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!
8  Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno.
9 E, se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno.




JESUS ENSINA COMO TRATAR NOSSO IRMÃO EM PECADO


 
Essas são as diretrizes de Jesus para lidarmos com aqueles que pecam contra nós. As palavras de Jesus não dão permissão para um ataque frontal a cada um que nos ofenda ou despreze. Não autorizam o inicio de uma destruidora campanha de difamação ou a intimação para o julgamento por parte da igreja. Foram destinadas a reconciliar aqueles que estão em desacordo, para que todos os cristãos possam viver em harmonia.


Quando alguém nos ofende ou nos causa agravo, geralmente fazemos o oposto do que Jesus recomenda. Afastamo-nos com ódio e ressentimento, procuramos vingança ou nos envolvemos em fofoca contra essa pessoa.


Devemos procurar a pessoa por mais difícil que pareça ser e perdoa-la quantas vezes for necessário. Esta atitude criará uma melhor oportunidade para a restauração do relacionamento. Jesus ensina que devemos perdoar 70x7; isto indica que não devemos nem lembrar de quantas vezes perdoar alguém, devemos sempre perdoar que verdadeiramente se arrependem quantas vezes for necessário. Leia texto bíblico abaixo em Mateus 18:15-22


15 "Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.
16 Mas, se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que 'qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas'.
17 Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.
18 "Digo a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.
19 "Também digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai que está nos céus.
20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
21 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"
22 Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.




JESUS FALA DO DIVÓRCIO



Jesus quando foi confrontado acerca do casamento e divórcio, Jesus foi firme em sua palavras afirmando que Deus desejava que o casamento fosse permanente e deu quatro razões que justificavam a importância do matrimonio.


Embora o divorcio fosse relativamente fácil na época do Antigo Testamento, esta não era a intenção de Deus. Os casais devem se posicionar contra o divorcio desde o inicio e fundamentar seu casamento sobre um compromisso mutuo.


Também existem boas razões para evitar o casamento; uma dela é ter mais tempo para trabalhar pelo Reino de Deus. Não suponha que Deus deseja que todas as pessoas se casem, para muitos seria melhor que não fizesse. Procure por meio da oração, descobrir a vontade de Deus antes de mergulhar no compromisso vitalício do casamento. Leia o texto bíblico abaixo em Mateus 19:1-12.


1 Quando acabou de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galileia e foi para a região da Judeia, no outro lado do Jordão.
2 Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.
3 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?"
4 Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'
5 e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'?
6 Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
7 Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?"
8 Jesus respondeu: "Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
9 Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".
10 Os discípulos lhe disseram: "Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar".
11 Jesus respondeu: "Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado.
12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite".




A GANÂNCIA HUMANA E O PERIGO DAS RIQUEZAS




Não podemos amar a Deus com todo o coração ao mesmo tempo guardar nossa riqueza apenas para nós. Amá-lo totalmente significa usar nossos bons de uma forma que lhe seja agradável. Mesmos os ricos poderão entrar no Reino de Deus se ele deixar que Deus conduza sua vida. O que vale é a confiança e a fé em Cristo, e não a confiança em si mesmo ou nas riquezas. Em quem você está confiando para alcançar a sua salvação?


Os discípulos ficaram perplexos, porque eles pensavam que os ricos, aos quais sua cultura considerava especialmente abençoados por Deus, é que seriam salvos. Jesus assegurou a seus discípulos que aquele que, em seu nome renunciar algo valioso, receberá cem vezes esse valor em vida, embora não necessariamente da mesmo forma. Leia o texto bíblico abaixo em Mateus 19:23-30.


23 Então Jesus disse aos discípulos: "Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
24 E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo?"
26 Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".
27 Então Pedro lhe respondeu: "Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?"
28 Jesus lhes disse: "Digo a vocês a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29 E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.
30 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.



O GRANDE MANDAMENTO


Os fariseus haviam elaborado mais  de 600 leis e, frequentemente, procuravam fazer distinção das mais importantes, por isso, um dele, um doutor da lei, pediu a Jesus que identificasse a lei mais importante. Jesus respondeu com as citações de Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18, e disse que, quando uma pessoa obedece estes dois mandamentos está obedecendo a todos os demais.


Jesus disse que se realmente amamos a Deus e ao próximo, naturalmente estaremos obedecendo aos mandamentos. Esta é uma forma de olhar positivamente para as leis de Deus. Ao invés de preocuparmo-nos com o que devemos fazer, devemos concentrar-nos em tudo aquilo que podemos fazer para demonstrar nosso amor a Deus e ao próximo.


34 Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.

35 Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:

36 "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"

37 Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.

38 Este é o primeiro e maior mandamento.

39 E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.

40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".



JESUS FALA SOBRE OS IMPOSTOS


Os judeus eram obrigados a pagar impostos para sustentar o governo romano. Eles odiavam essa prática porque o dinheiro era enviado diretamente ao tesouro de César, e parte dele era usada para manter os templos pagãos e o estilo de vida decadente e aristocrata romana. A imagem de César nas moedas era uma lembrança permanente da sujeição de Israel a Roma.


Jesus evitou essa armadilha, mostrando que temos duas cidadanias. A cidadania terrena implica pagarmos pelos serviços e benefícios que recebemos, mas nossa cidadania celestial exige empenho de nossa obediência e compromisso com Deus. Leia o texto bíblico abaixo de Mateus 22:15-22.


15 Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras.
16 Enviaram-lhe seus discípulos junto com os herodianos, que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.
17 Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não?"
18 Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?
19 Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto". Eles lhe mostraram um denário,
20 e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição?"
21 "De César", responderam eles. E ele lhes disse: "Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
22 Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se.




JESUS REPROVA A AVAREZA


A avareza é o desejo egoísta de ter o que a outra pessoa possui, geralmente bens materiais. Este sentimento caracteriza-se por cobiça implacável, desejo ardente de possuir cada vez mais e é um pecado. Em Efésios, Paulo comparou o homem avarento com um idólatra (veja em sua Bíblia Efésios 5:5) e Leia abaixo o texto bíblico de Lucas 12:13-21.


13  Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo".
14  Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês?"
15  Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
16  Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito.
17  Ele pensou consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita'.
18  "Então disse: 'Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
19  E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se'.
20  "Contudo, Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?'
21  "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".




JESUS ALERTA SOBRE ANSIEDADE



Jesus ordena que não andemos preocupados, mas como podemos evitar isso? Somente a fé pode livrar-nos da ansiedade causada pela cobiça e pela ganância. É bom trabalhar e planejar responsavelmente; é ruim passar um tempo excessivo pensando no que pode dar errado em nosso planejamento. Esta preocupação é sem sentido, porque não pode satisfazer qualquer um de nossas necessidades; preocupar-se é tolice, porque o Criador do universo nos ama e sabe aquilo que precisamos. Ele promete atender todas as nossas necessidades, mas não todos os nossos desejos. Leia o texto Bíblico abaixo em Lucas 12:22-34.


22 Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: "Portanto eu digo a vocês: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir.
23 A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas.
24 Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!
25 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
26 Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?
27 "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo a vocês que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
28 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!
29 Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso.
30 Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
31 Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês.
32 "Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar o Reino a vocês.
33 Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.
34 Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.






VEJA TAMBÉM...

 
 



Por: No Teu Altar
Foto: Google
Versículos: bibliaon.com
Explicações: Bíblia de estudo da Mulher - Editora Mundo Cristão | Bíblia de estudo Aplicação Pessoal - Editora CPAD
Esta história se encontra no livro de Mateus  e Lucas, e as passagens estão nos versículos citados no artigo.




 


Topo